Um dos artistas contemporâneos mais provocadores e polêmicos do mundo acaba de aprontar mais uma. O artista urbano britânico Banksy acaba de criar um hotel recheado com obras de sua autoria na Cisjordânia. Batizado de Walled-Off, o empreendimento não só funciona como também nos leva a uma instalação artística de peso.

O nome é apontado como um trocadilho com o luxuoso hotel nova-iorquino Waldorf, que significa “hotel murado”. Por ser quem é, tão cheio de mistérios e críticas, é bem provável que Banksy realmente tenha pensado nisso, especialmente porque a acomodação foi construída exatamente em frente ao muro entre Israel e Palestina, que marca uma longa disputa por território. Em 2015, o artista colocou seus desenhos na Faixa de Gaza.

Foto: Abed Al Hashlamoun /EPA

Descrito como o hotel coma pior vista do mundo“, o projeto na Rua Caritas, 182 foi financiado por ele e decorado com participação de outros artistas, com quartos que carregam não só seus típicos stencils, como também mensagens. Em nota enviada à imprensa, Banksy diz que o estabelecimento “dá calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região”, visando talvez um tratado de paz entre ambos.

O espaço, que se traduz como apoio político, já que está na área da Cisjordânia, território palestino, terá nove quartos com diárias a partir de US$ 30 por noite, e também conta com uma galeria de arte. A abertura acontece no dia 20 de março, com reservas feitas no site oficial a partir do dia 11. Eu quero!

Foto: Abed Al Hashlamoun /EPA

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação e Abed Al Hashlamoun /EPA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.