Se você está pensando na sua próxima viagem para o Sul do Brasil, precisa dar uma olhada nas melhores praias de Santa Catarina antes de definir o roteiro. São tantas praias maravilhosas que fica difícil escolher quais visitar, mas podemos dizer que a região é bem preservada e, portanto, promove um maior contato com a natureza.

Tem de tudo no litoral catarinense: ondas alucinantes que viciam os surfistas, praias desertas e escondidas, outras mais badaladas e com a paquera rolando solta. Tem lugar cercado de gente e comércio, mas também tem aquele cantinho pra se refugiar do mundo. Qual é a sua vibe? Descubra abaixo e confira as melhores praias de Santa Catarina!

Guarda do Embaú

praias mais baratas para viajar no verão
Foto: Rodrigo Soldon

Começando nossa lista de melhores praias de Santa Catarina a paradisíaca e reservada Guarda do Embaú fica em Palhoça, a apenas 50 km de Floripa. O local atrai surfistas e banhistas que se jogam nas águas cristalinas entre o mar e um rio que cruza a praia. Passeios de barco, caiaque e outros esportes aquáticos também estão entre os atrativos do lugar.

Quer conferir as melhores hospedagens na Guarda do Embaú e ficar em uma das melhores praias de Santa Catarina? Veja nossa lista!

Praia do Rosa

Foto: Wikipedia

Seguindo com as melhores praias de Santa Catarina, em Imbituba, os surfistas chegam a fazer plantão nessa praia descontraída e de ondas propícias para o esporte. Pequenina em sua extensão, tem espaço suficiente para conquistar o amor de turistas em busca de sossego, pelo menos em baixa temporada, porque na alta costuma lotar. O local conta com um quiosque e algumas pousadas próximas.

Acordar, surfar, dormir e recomeçar? Confira hotéis na Praia do Rosa e evite perder tempo de deslocamento!

Ilha de Porto Belo

Foto: divulgação / Ilha de Porto Belo

Este é um refúgio tranquilo para catarinenses e turistas que buscam sombra e água fresca. Rodeada de praias que dão inveja a qualquer gringo, a baía – também chamada de João da Cunha – abriga trilhas ecológicas, praias com boa infraestrutura e águas cristalinas se destacam para a prática de snorkel.

Aqui você confere algumas das pousadas que ficam pertinho de Porto Belo!

Ilha do Campeche

ilha do campeche
Foto: Wikimedia Commons

Em Floripa, o Campeche é um dos lugares obrigatórios para uma parada e impossível não entrar na lista de melhores praias de Santa Catarina. Com paisagem paradisíaca, além de ter uma bela praia com águas de cor azul intenso, possui 10 sítios arqueológicos onde se observam diversas pinturas rupestres. O local conta com preservação intensa, portanto, não há tanta infraestrutura para os turistas.

Fique pertinho deste paraíso nestes hotéis.

Lagoinha do Leste

Foto:Diego F. Gonçalves

Outro lugar encantador em Florianópolis é a Lagoinha do Leste. Bastante preservada e de difícil acesso, a praia atrai surfistas em busca de altas ondas e aqueles que curtem um lugar deserto para relaxar. Ainda conta com piscinas naturais, lagoas e cachoeiras em sua extensão . São três horas de trilha que valem cada metro percorrido, passando ainda pela Praia do Matadeiro, outro belo ponto catarinense. Se der sorte, pode pegar carona de barco com pescadores no Pântano do Sul.

Já tem sua hospedagem em Floripa? Aqui tem uma lista completa e com descontos!

Praia do Mariscal

Foto:Rafael Leal

Em Bombinhas, a praia extensa atrai todos os tipos de pessoas, desde os que querem passar o dia com a família até os surfistas, que se concentram no Atalaia, pois é lá que as ondas quebram. O local conta com bares, restaurantes, hotéis e pousadas, tornando-se um dos melhores lugares para quem quer alinhar conveniência e lazer.

Aproveite e garanta seu lugar na Praia do Mariscal por aqui!

Jurerê 

Foto: Wikipedia

Um dos pontos mais badalados de Florianópolis, Jurerê é para quem quer ver e ser visto. As praias, que se dividem em Jurerê e Jurerê Internacional, tem mar calmo e areia estreita, mas ambos os lados contam com infraestrutura. O lugar atrai os endinheirados, incluindo modelos e famosos, que tomam sol e se esbaldam nos beach clubs de luxo.

Quer garantir um espaço no meio desse agito e perto das famosas festas de Floripa? Reserve já seu hotel!

Ferrugem

Foto:Juliana Dacoregio

Em Garopaba, esta é uma das melhores praias para surfe no Brasil. Os dois cantos da praia são bem distintos e dividem o público: do lado esquerdo, agito em bares e casas noturnas; do lado direito, piscinas naturais tranquilas e sossego com vista para os costões. Os aventureiros também podem percorrer as trilhas que saem de lá.

Não perca tempo ficando hospedado longe desse paraíso e garanta seu hotel!

Estaleirinho

Foto: Otávio Nogueira

Balneário Camburiú também tem belas praias, como a Estaleirinho, local selvagem e ao mesmo tempo badalado por conta do público jovem de energia inesgotável e claro que pertence a lista de melhores praias de Santa Catarina! O mar calmo entre duas pedras enormes tem águas cristalinas e complementa o belo cenário a 11 km de distância da região central. O comércio de resume a barracas de petiscos e bebidas.

Conheça os melhores hotéis na Praia do Estaleirinho!

Barra do Camacho

Foto: Wikimedia Commons

Com águas rasas e muito tranquilas, esta praia em Jaguaruna é um local ideal para quem viaja com crianças ou mesmo para quem curte só “colocar o pé na água” (ou até para levar aquele amigo que tem medo do mar). A praia da Barra do Camacho fica no canal que liga a Lagoa de Jaguaruna ao mar.

Além da água tranquila, os visitantes podem conferir de pertinho as dunas e parar o carro na beira d’água.

Confira opções de hospedagem na região desta praia!

Praia do Siriú

Foto: Wikimedia Commons

Mais uma das melhores praias de Santa Catarina fica em Garopaba, com uma paisagem incrível que reúne a praia com uma lagoa, os viajantes tem uma praia incrível com dunas enormes para se apaixonar, mas vale ressaltar que para chegar nela, vai rolar uma caminhadinha na areia de cerca de 1 km.  Esta é a mais extensa praia de Garopaba, com aproximadamente 4 km e toda sua infraestrutura e hotelaria fica na parte norte da praia.

As melhores praias de Garopaba estão aqui!

Praia do Maço

Foto: Flickr

Uma das menores praias entre as melhores praias de Santa Catarina, a Praia do Maço fica n Vale da Utopia, em Palhoça, um local que mistura a paisagem de praia com dos campos, um visual super interessante. Com uma praia de águas transparentes e cercadas por pedras, só é possível chegar nela por uma trilha saindo da Praia de Cima.

Bora se hospedar em Palhoça e conhecer as melhores praias da região?

Praia da Armação

Foto: Flickr/Rodrigo Soldon

Uma das mais famosas praias de Floripa, a Praia da Armação fica no sul da ilha e revela uma paisagem incrível ao lado de uma vila de pescadores locais. A linda praia conta com 3,2 km de extensão e uma bela península.

Saiba onde ficar em Floripa com a nossa ajuda!

Praia da Joaquina

Foto: Flickr/Márcio Cabral de Moura

Uma das mais famosas e mais movimentadas praias de Floripa, a Praia da Joaquina ou “Joaca”, como é conhecida já pelos moradores e frequentadores, é a praia das maiores ondas da região, que inclusive vem com águas bem geladas! Além do ambiente ideal para surf, tem dunas e dependendo do mar, pode ter um trecho mais tranquilo para banho.

Fique perto da Praia da Joaquina e da Lagoa da Conceição se hospedando em alguma das opções da nossa lista.

Praia da Armação da Piedade

Foto: Wikimedia Commons

Com certeza uma das melhores praias de Governador Celso Ramos e também uma das melhores praias de Santa Catarina, a Praia da Armação da Piedade é uma das mais calmas praias de SC, com um mar tão tranquilo que quase nem faz onda. Praticamente uma “piscina pública”, o mar tem tons de azul que se misturam nesta praia não tão conhecida pelo público.

Hospedagem em Governador Celso Ramos é aqui!

Prainhas de Ganchos de Fora

Foto: Wikimedia Commons

Mais uma opção das melhores praias de Santa Catarina em Governador Celso Ramos, a praia de Ganchos de Fora é uma enseada cheia de barcos de pescadores, mas se o viajante persistir e andar por uma trilha de 15 minutos que fica ao lado direito, existem quatro pequenas prainhas entre as pedras que oferecem um visual incrível!

E aí, gostou das opções? Conte pra gente quais as melhores praias de Santa Catarina na sua opinião!

Colaboração Izabella Miranda