Mais um ano está passando e várias pesquisas vão se atualizando. Dessa vez, quem divulgou novos resultados para o ano de 2017 foi a Skytrax, que avalia quais são as melhores companhias aéreas do mundo. Infelizmente, nenhuma brasileira chegou ao top 10, mas duas delas subiram algumas posições em relação a 2016.

O ranking se baseia em indicadores de desempenho e aeroportos, avaliações dos viajantes e auditoria externa para concluir o posicionamento do “Oscar da aviação“, como é considerado. A pesquisa, feita entre agosto/16 e maio/17, levou em consideração as respostas de 19,87 milhões de pessoas de 105 nacionalidades sobre 325 cias aéreas.

A brasileira Azul foi de 55ª para 52ª, ganhando também o título de melhor aérea de baixo custo e melhor tripulação na América do Sul . Já a LATAM, junção da companhia chilena LAN com a TAM, perdeu pontos. De 45ª no ano passado, foi parar no 59º lugar. A  colombiana Avianca, que se sai bem por aqui, subiu da 56ª para a 50ª posição e levou 6º lugar entre as melhores regionais. Já a Gol sequer aparece entre as 100 colocadas.

Confira abaixo o top 10 das companhias aéreas:

1º – Qatar Airways

A companhia já acumula alguns títulos na competição. Eleita pela 4ª vez a melhor do mundo, a Qatar também os ganhou prêmios nas categorias melhor classe executiva, melhor lounge de primeira classe e melhor companhia aérea do Oriente Médio. Opera na Europa, Oriente Médio, África, Ásia, América do Norte e América do Sul.

2º – Singapore Airlines

Além de ocupar o segundo lugar entre as melhores, também levou para casa o prêmio de melhor companhia da Ásia, melhor assento na classe executiva e o melhor serviço de buffet na classe econômica premium. Aliás, segundo a própria, nos anos 1970 foi a primeira a oferecer opção de comida, bebidas e fones de ouvido gratuitos para a classe econômica. Operava em boa parte do mundo, mas no final de 2016 anunciou que não iria mais voar no Brasil.

[+] Descubra como acessar salas VIPs em aeroportos sem gastar muito

3º – ANA All Nippon Airways

A cia japonesa esbanja aviões temáticos, que vão desde o desenho Pokemón até a saga Star Wars. As aeronaves são renovadas por temporada e sempre incluem novidades. Não por acaso, é uma das maiores companhias em termos econômicos e atua na aviação desde 1952. Os planos para 2020 incluem ter um total de 300 aeronaves disponíveis.

[+] Quais são os melhores aeroportos do mundo?

4º – Emirates

Luxo e sofisticação definem a Emirates, empresa controlada pelo governo de Dubai, país de onde saem 1500 voos semanais operados pela mesma. No ano passado, seus serviços e aeronaves de qualidade a levaram ao primeiro lugar da lista. A frota conta com 230 aviões que seguem para 80 países.

[+] Nova classe de luxo dos aviões será como um hotel boutique no céu

5º- Cathay Pacific

Atendendo mais de 90 destinos em cerca de 35 países na Ásia, Pacífico, Europa, América do Norte, Oriente Médio e África, a cia é a principal companhia aérea transportadora de Hong Kong. Oferece aos passageiros alguns mimos, incluindo vinho, refeições gourmet e amenidades. É afiliada da Cathay Dragon, que voa em mais de 50 destinos na Ásia.

[+] Canal no Youtube mostra que ter noções sobre aviação pode aliviar o medo de voar

6º – EVA Air

Criada em 1989, a companhia é a segunda maior de Taiwan, conectando mais de 60 cidades ao redor do mundo, com exceção da América do Sul, Central e África. Entre seus últimos lançamentos está uma parceria com a Sanrio, que detém os direitos da gatinha Hello Kitty. Há alguns aviões temáticos circulando dentro da Ásia, que incluem decoração e até mesmo refeições baseadas na personagem.

[+] Se você curte Hello Kitty, precisa conhecer essa padaria em Londres!

7º – Lufthansa

Essa é a maior companhia da Alemanha e da Europa, quando combinada com suas subsidiárias. A frota conta com mais de 260 aviões, que seguem rumo para mais de 100 países. Em alguns trechos, acaba operando voos de hora em hora. O Grupo Lufthansa inclui as cias: Austrian Airlines, Brussels Airlines, Germanwings, Eurowings e SWISS.

8º- Etihad Airways

Incorporada ao emirado de Abu Dabi, a companhia é reconhecida por seus serviços exclusivos e luxuosos. Com 117 aeronaves e voos compartilhados com 49 cias aéreas, ela inventou a The Residence, a única cabine privativa de luxo no mundo com 3 ambientes, exclusiva do Etihad A380, operando nos aeroportos de Londres, Nova York, Mumbai, Abu Dabi, Paris, Sydney e Melbourne. As reservas ficam, em média, US$ 76 mil.

A equipe do Quanto Custa Viajar viajou de Etihad para o Japão em 2015 e pode comprovar o bom atendimento e conforto até mesmo para a classe econômica.

[+] Serviços de luxo em aeroportos crescem no Brasil e aliviam as esperas

9º – Hainan Airlines

Fundada em 1993, essa é a quarta maior companhia aérea da China. Possui uma frota de 162 aeronaves, incluindo versões temáticas como fazem as cias vizinhas, e voa para 90 destinos. Essa é a única cia do país a ter 5 estrelas pela classificação da Skytrax.

10º – Garuda Indonesia

A companhia indonésia foi criada em 1949 e transporta milhões de passageiros anualmente. Faz voos domésticos para 40 destinos do país e mais 36 internacionais.  Costuma ter tarifas econômicas, atendendo à demanda de viagens low cost. 

[+] Confira como é viajar na primeira classe de várias cias aéreas

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.