Para quem quer “largar tudo e virar hippie”, temos uma resposta: vá para Arembepe, na Bahia. Isso porque a Aldeia Hippie a 45km de Salvador é um dos poucos redutos do tipo no mundo e, em seu auge nos anos 1970, recebeu personalidades mundialmente famosas como Janis Joplin, Mick Jagger, Roman Polanski e os Novos Baianos.

Foi lá que a cantora de voz inconfundível Janis Joplin também deu uma palhinha da música Summertime, um clássico regravado inúmeras vezes, e que parece fazer todo o sentido para a aldeia onde a vida parece mais fácil. Nestas areias, a rainha do rock’n’roll perambulou com uma garrafa de cachaça, fez amigos, curtiu dias ensolarados na praia e, dizem, até arrumou um amorzinho de Verão.

Quando custa viajar para Salvador? Descubra aqui tudo o que você precisa saber antes de ir.

Arembepe na Bahia

Distrito de Camaçari, tem um visual fora do comum para os moldes atuais. Cabanas rústicas feitas com pedras e cobertas de taipa são rodeadas pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da bela praia.

Ali, todos se esquecem das pressões cotidianas para se entregar a um bocado de liberdade. Atualmente, cerca de 80 pessoas vivem no local e têm no artesanato sua principal fonte de renda.

Com uma cultura forte, Arembepe é lembrada também pelas festas com música e fogueira, como o Festival da Primeira Lua Cheia de Janeiro. Essa celebração anual é inspirada no famoso festival de contracultura Woodstock, que marcou gerações. Durante os dias do festival, os moradores arrecadam alimentos e livros para a comunidade local.

Foto: Wikipedia

O que fazer na aldeia (ou perto dela)

Na aldeia, é possível tomar banho de rio: o Rio Capivara, que fica bem próximo às casinhas. É realmente revigorante, feito para quem precisa se conectar com a natureza e descansar a mente.

A beleza do local, principalmente no final de tarde, é indescritível. Vale a pena a viagem apenas por esse ponto. Mas calma, essa não é a única atração das redondezas. Aqui separamos outros passeios para quem quer ser hippie – mas nem tanto.

Projeto Tamar

Esse é o passeio ideal para quem tem crianças ou mesmo para quem quer aproveitar para conhecer mais sobre o projeto e sobre a vida marinha como um todo. Fica bem próximo da aldeia e é ótimo para passar o tempo.

Praia do Piruí

Conhecidas pelas piscinas naturais, a Praia do Piruí é limpa, com águas cristalinas e rodeada de coqueiros. O mar é bastante agitado, por isso, prefira ficar nas piscinas formadas quando a maré seca.

Se quiser dar um passeio por lá para ficar mais tempo, leve alguns lanches. As opções de barracas e comidas são bem limitadas.

Praia de Jauá

Um pouco mais distante da aldeia de Arembepe, mas igualmente bela, está a Praia de Jauá. É uma ótima opção para quem quer caminhar pela orla e também aproveitar as piscinas naturais.

Lá, a infraestrutura de barracas já é melhor, e você vai conseguir pedir algum petisco à beira mar. Entretanto, por ser mais movimentada, pode ficar um pouco mais suja em dias com muita gente. Por isso, faça sua parte e jogue lixo no lixo!

Passeio pela Costa de Camaçari

Se você pretende ficar pouco tempo em Arembepe/Camaçari, aproveite para fazer um passeio por toda a costa. Toda a paisagem vale a pena: desde as piscinas naturais até as praias desertas e paradisíacas que você encontra andando poucos metros adiante. Mas calma! O passeio é feito de carro, geralmente 4×4. Afinal, são mais de 42km para percorrer.

Faça um tour completo pela Costa de Camaçari e visite mais de 42km de praias paradisíacas

Onde ficar em Arembepe

Arembepe Beach Hotel ($$$)

Pousada A Capela ($$)

Pousada Águas do Piruí ($$)

Como chegar até Arembepe

A melhor opção para chegar até Arembepe saindo de Salvador, é ir de carro. Não existe uma linha direta de ônibus que liga a capital até a aldeia, e é mais barato e mais seguro e confortável ir de carro.

Para quem chega a Salvador pelo Aeroporto, é interessante que já alugue um carro para começar a aventura.

Encontre aqui o melhor preço de passagem aérea para Salvador

Alugue aqui o seu carro com desconto e aproveite o melhor da viagem, sem se preocupar com horários de ônibus.

De lá, você deve pegar a Estrada do Coco e seguir até Arembepe. O trajeto leva cerca de uma hora.

14 comentários

  1. Janis Joplin nunca poderia ter se “inspirado para Summertime” em Arembepe. Summertime é uma composição de George Gershwin, com letra é de DuBose Heyward, que data de 1935. Ela nem mesmo poderia ter “se inspirado” a cantar essa canção na aldeia, pois já havia gravado dois anos antes (1968) a sua versão. Summertime, aliás, é uma das músicas com mais covers da história, com bem mais de 30 mil versões.

    1. Oi Priscilla!

      Tens razão! Na verdade, nos perdemos no contexto e fizemos confusão! rs

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  2. Boa tarde. Estou pre programando para ir passar uns três dias em Arembepe. Curto a natureza, pois somos parte dela. Minha vontade é pegar meu violão, minha mochila, uma barraca de Camping para dois e partir. Jáfui ao Amazonas. Gostei da diversidade. Vamos ver nessas férias minhas que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.