O Vaticano recebe cerca de 5 milhões turistas por ano, católicos ou não. Quem vai à Roma sempre aproveita para dar um pulo na casa do Papa, mas o que poucos destacam é a deslumbrante biblioteca do Vaticano. Uma das mais antigas de todo o mundo, a Biblioteca Apostólica Vaticana foi inaugurada no século 15 e permanece até hoje com sua estrutura original espetacular.

No acervo de 2 milhões de obras, se encontram não só documentos e livros teológicos, mas outros itens de valor cultural e histórico como as cartas de amor de Henrique VIII, manuscritos ancestrais da China e uma das 50 primeiras bíblias feitas especialmente para o primeiro imperador romano cristão, Constantino, além de arquivos secretos da igreja católica.

Vaticano-Biblioteca7

Uma colorida lenda urbana é que o Vaticano possui uma enorme coleção de pornografia, boato alimentado pela remoção dos arquivos secretos, que continha cerca de 150 mil itens, no início do século 17. Parece que o mito dificilmente vai ser desvendado, restando pouquíssimas peças eróticas adicionadas desde o Renascimento.

Vaticano-Biblioteca5

Atualmente, a biblioteca é aberta apenas para pesquisadores, estudantes universitários e professores com documentação que comprove o por quê necessitem acessar o acervo. Algumas operadoras de turismo e passeios conseguem tours exclusivos pelo espaço, incluindo a Capela Sistina e outros museus.

Confira todos os passeios para se fazer em Roma e Vaticano!

Por enquanto, o jeito é ficar babando nas fotos:

Vaticano-Biblioteca8

Vaticano-Biblioteca

Se você está indo para Roma, não deixe de ver nossas dicas de hospedagem!

Vaticano-Biblioteca6

Vaticano-Biblioteca2

Vaticano-Biblioteca4

Texto por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.