Quem é que nunca quis nadar num mar de água cristalina para poder observar os peixes? Um dos maiores encantos da vida pode ser encontrado facilmente no nosso país. As piscinas naturais no Brasil são várias e estão espalhadas, principalmente, pelo Nordeste. As formações surgem geralmente durante a maré baixa em alguns pontos do litoral, atraindo turistas de todas as idades.

Pensando nisso, é importante sempre consultar a tábua das marés, assim dá para saber quais piscinas estão “disponíveis” para mergulho, já que muitas delas se escondem quando a maré está alta. Estes passeios também são ideais para crianças, já que as águas são tranquilas e muitas vezes bem mornas, aproximando os pequenos da vida marinha.

Piscinas naturais no Brasil que você precisa conhecer

Descubra onde desfrutar parte de uma das maiores belezas naturais do país:

1. Maragogi – Alagoas

piscinas naturais no brasil
Foto: Wikimedia Commons

Mais uma piscina imperdível em Alagoas, em meio a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que se estende de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco. Maragogi é ideal para mergulho, feito em águas calmas, mornas e cristalinas, onde se observam corais e até barcos naufragados.

Diariamente, chegam até o local excursões vindas tanto de Recife quanto de Maceió para passar um dia nas piscinas. Porém, Maragogi merece mais do que um bate e volta, já que tem excelentes hotéis e restaurantes por lá.

[+] Pacotes de viagem para Maragogi: clique aqui e confira os melhores preços

2. Lagoa Bonita – Maranhão

piscinas naturais
Foto: Fred Schinke – Flickr

Você já deve saber que os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais lindos no Brasil. Mas, entre as dunas desse cenário paradisíaco existem piscinas naturais igualmente maravilhosas.

As águas calminhas possuem um tom azul-esverdeado que vai deixar você apaixonada! A dica é ir à tarde na lagoa e, depois de curtir bastante o dia em uma das mais incríveis piscinas naturais no Brasil, esperar o pôr-do-sol. Será um espetáculo inesquecível visto do alto das dunas.

[+] Quanto custa viajar para São Luís, no Maranhão? Descubra todos os custos!

3. Porto de Galinhas – Pernambuco

Próximas à feira de artesanato, as piscinas naturais de Porto de Galinhas, vila no município pernambucano de Ipojuca, são um refúgio para diversas espécies de peixes, observados constantemente pelos turistas que parecem encantados com o que veem.

Barcos e jangadas partem constantemente da praia principal de Porto de Galinhas até as piscinas naturais. Dica: como as piscinas naturais de Porto de Galinhas são formadas por corais e recifes, é interessante você ir de chinelo para não machucar seus pés.

[+] Hospedagem boa e barata em Porto de Galinhas você encontra aqui!

4. Piscinas naturais na Praia do Sancho – Pernambuco

piscinas naturais no brasil
Foto: Wikimedia Commons

Também no belíssimo estado de Pernambuco, mais precisamente em Fernando de Noronha, você pode curtir as piscinas naturais na Praia do Sancho nessa ilha paradisíaca!

O cenário é lindo e a tonalidade da água, um azul turquesa fora de série, parece que emoldura todo esse espetáculo da natureza. Sem dúvidas, é uma das mais belas piscinas naturais no Brasil!

[+] “Noronhe-se” você também: descubra quanto custa viajar para a ilha paradisíaca

5. Piscinas na Praia de Atalaia – Pernambuco

Foto: Wikipedia

Mais um destino imperdível para quem visita Fernando de Noronha é a Praia de Atalaia, que conta com piscinas naturais perfeitas para a prática de mergulho com snorkel.

Os passeios até lá são controlados e feitos apenas se acompanhados de guias locais. Os turistas precisam fazer uma trilha de 1.5 km até o paraíso.

[+] Onde se hospedar em Fernando de Noronha? Saiba mais aqui

6. Pajuçara -Alagoas

Esta é uma das praias mais movimentadas em Maceió! A partir da Praia Pajuçara parte jangadas que fazem o passeio dos turistas até as piscinas naturais, localizadas a 2 km de distância da orla.

Prepare-se para encontrar águas cristalinas e perfeitas para prática de mergulho com snorkel. Curta bastante esse dia em uma das bonitas piscinas naturais no Brasil.

[+] Hospedagens em Maceió: encontre os melhores hotéis aqui

7. Maracajaú – Rio Grande do Norte

Em Maracajaú, as piscinas naturais são chamadas de “parrachos”. A praia é ideal para a prática de mergulho, de onde se observa inúmeros peixes e outras maravilhas do fundo do mar. Entre os destaques de sua grande biodiversidade estão espécies como a Barracuda e a Tainha, além de lagostas e polvos.

O mar cristalino não deixa nada a desejar se comparado ao do Caribe. Se você está com as férias agendadas para Natal, saiba que é possível fazer um bate e volta da capital do Rio Grande do Norte até lá.

[+] Quanto custa viajar para Natal – RN? Clique aqui e descubra

8. Praia do Forte – Bahia

A badalada Praia do Forte, que fica em Mata de São João, no litoral da Bahia, possui piscinas naturais com águas quentinha e são bastante frequentadas por famílias com crianças. O Projeto Tamar fica na Praia do Forte! Aproveite para prestigiar e passear por lá também, os biólogos ficam de plantão para acompanhar os turistas.

[+] Antes de fazer as malas, entenda o que é o turismo consciente e por que é tão urgente

9. Paripueira – Alagoas

O estado de Alagoas é conhecido por suas águas esverdeadas que lembram o mar do Caribe. Além de Pajuçara e Maragogi, destacam-se as piscinas naturais de Paripueira, a 33 km do centro de Maceió.

Com menos movimento de turistas, o local garante águas ainda mais cristalinas e mais peixes para se observar com a prática de snorkel, incluso no passeio de catamarã que demora em torno de duas horas.

[+] Partiu Maceió? Confira os melhores preços de passagens aéreas para lá!

10. Picãozinho – João Pessoa

Foto: Wikipedia

Uma das grandes atrações da região, as piscinas de Picãozinho, no estado da Paraíba, surgem durante a maré baixa, atraindo adultos e crianças para mergulho em meio a formações de corais. O local fica em frente a praia de Tambaú, em João Pessoa, e o passeio dura cerca de quatro horas. Os barcos contam com infraestrutura para servir bebidas e refeições.

[+] Passagens aéreas para João Pessoa com as melhores tarifas

11. Praia dos Carneiros – Pernambuco

Águas calmas, mornas e clarinhas: esse é o cenário que você vai se deparar na Praia dos Carneiros, que fica a 10 km de distância da cidade de Tamandaré, em Pernambuco.

Saindo dessa orla com catamarãs, você vai até as piscinas naturais formadas por recifes. Desligue-se do tempo e simplesmente curta o esplendor do local.

[+] Confira opções de pacotes de viagem para Recife

12. Lagoa do Paraíso – Ceará

piscinas naturais no brasil
Foto: Wikimedia Commons

Sabe aquele cantinho do mundo que você visita e não tem mais vontade de voltar pra casa? Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, é um deles!

Para deixar o passeio ainda mais gostoso, vá até a Lagoa do Paraíso e fique pegando um sol ou simplesmente relaxando em uma das redes que ficam dentro das piscinas naturais. O tempo passa devagar!

[+] Quanto custa viajar para Jericoacoara? Clique aqui para descobrir

13. Taipus de Fora – Bahia

Foto: Otávio Nogueira

Dentro da Península de Maraú, as piscinas naturais de Taipus de Fora são imensas e carregam consigo muitas espécies marinhas, vistas a olho nu. Além de observar, dá para mergulhar entre elas, estando mais próximo a natureza. O ideal é visitar as piscinas durante a lua cheia ou lua nova, quando a maré fica mais seca e expõe mais os corais.

[+] Descubra os encantos da Península de Maraú, no Sul da Bahia

14. Baía dos Porcos – Pernambuco

piscinas naturais no brasil
Foto: Tiago Scharfy – Flickr

O arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha já é famoso por suas vistas impressionantes. Entre pedras escuras de origem vulcânica e próximo a uma grande falésia estão piscinas naturais da Baía dos Porcos, ricas em fauna marinha, tornando-se região de preservação. O acesso a uma das praias mais bonitas do Brasil é difícil, mas o esforço por um mergulho compensa.

[+] Pesquise passagens aéreas para Fernando de Noronha aqui!

15. Pirangi – Rio Grande do Norte

Uma das praias mais procuradas do Rio Grande do Norte, Pirangi tem como destaque as belas piscinas naturais entre as praias de Cotovelo, Búzios e Pirangi do Sul. Os passeios duram cerca de duas horas e em sua maioria incluem máscara, snorkel e café da manhã.

[+] Passeios e tour mais populares em Natal

Você já teve a oportunidade de conhecer pessoalmente uma dessas piscinas naturais no Brasil? Se sim, conta aqui nos comentários o que você achou!

Aproveite o espaço também para citar outras piscinas naturais no Brasil que ficaram fora da lista, mas que você também sabe que são fantásticas! Vamos adorar conhecer mais destinos!

Se ver essa lista te deixou com vontade de viajar, comece desde já a planejar a sua trip! Use nosso buscador de passagens aéreas baratas e confira os melhores preços.

Texto atualizado em 2018 por Andressa Pellanda

13 comentários

  1. Pra quem está em SP e RJ, vale a pena ir conhecer o cachadaço em Trindade. Mas vão em baixa temporada, pq infelizmente o lugar se popularizou e o que antes era uma pacata vila de pescadores se transformou num comércio sem fim, atraindo muitas pessoas, e junto com elas a falta de respeito pelo meio ambiente. Mas mesmo assim vale a pena a visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.