Apesar da Europa ser conhecida como “Velho Continente” e encantar a todos com seus símbolos arquitetônicos, o Brasil também não vai mal quando o assunto é das antigas. Há várias cidades históricas no Brasil que preservam marcos importantes da colonização, além de serem charmosas e super coloridas.

Sabia que Angra dos Reis foi descoberta em 1502 no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a descoberta do país? Colonizada em 1556 pelos europeus, antes era habitada por tribos indígenas tupinambás. Já Olinda, em Pernambuco, foi fundada em 1535 e atualmente nos encanta com seus marcos históricos, tombados e ressaltados pela Unesco.

Descendo para Minas Gerais tem Ouro Preto, que a partir de 1711 ganhava suas formas das quais permanecem até hoje, e muitas outras cidades como Mariana e Serro. Chegando ao Centro-Oeste está Goiás Velho, uma das mais importantes cidades coloniais na América do Sul durante o século 18, e Pirenópolis, considerada Patrimônio Nacional por manter resquícios de sua fundação, em 1832.

Indo para o lado de São Paulo temos São Luís Paraitinga e Cananéia, considerada a cidade mais antiga do país. Movendo-se para o Sul, está Lagoa Santa, fundada em 1676 em Santa Catarina, e Pelotas, de 1758. Outros destinos nacionais, como Belém do Pará e Vitória, no Espírito Santo, infelizmente estão com seus patrimônios culturais em situações um tanto degradantes, mas também possuem um lado histórico marcante.

Dados alguns exemplos, vamos a nossa lista de destaques:

Cidades históricas no Brasil

1. Petrópolis, RJ

lugares para viajar a dois no Brasil Petrópolis Rio de Janeiro
Foto: Flickr / Rodrigo Soldon

Fundada por Dom Pedro II em 1843, esta é não só a maior da região serrana do Rio de Janeiro, mas também a segunda cidade projetada do país. A arquitetura bem preservada revela traços da época do império, vista em casarões, no Museu Imperial, no Palácio de Cristal e no Palácio de Quitandinha, considerado o maior do Brasil.

Confira as melhores hospedagens em Petrópolis!

Encontre sua passagem aérea de vários aeroportos do Brasil até o Rio de Janeiro!

2. São Luís, MA

Foto: Roberto Tietzmann

Patrimônio Mundial pela Unesco, a capital do Maranhão foi fundada por franceses em 1612, passando ainda por uma invasão holandesa e colonização portuguesa, que marca a arquitetura local. A região foi restaurada, tem belos edifícios antigos e mantém tradições culturais, como a folclórica apresentação do Bumba-Meu-Boi.

Fique pertinho das atrações turísticas com essa lista de hotéis em São Luís!

Já comprou sua passagem aérea? Caso não, a hora é agora!

3. Tiradentes, MG

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Uma verdadeira viagem no tempo permeia a cidade fundada no sul de Minas Gerais. Considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio. Charretes e Maria Fumaça estão presentes até hoje no local.

Reserve seu hotel com o melhor preço e com um só click.

Viaje até BH de avião e siga o resto do trajeto até Tiradentes de carro. A parte da passagem nós te ajudamos aqui!

4. Iguape, SP

Foto: Wikipedia

Junto com Cananéia, esta é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1538, Iguape está repleta de raridades. As casas coloniais do centro histórico, feitas com taipa de pilão, marcam o potencial econômico do destino durante os séculos XVI e XIX, se mantendo em bom estado após reestruturação e recuperação.

Iguape não tem uma enorme hotelaria, por isso já fique por dentro das opções por aqui e reserve já!

O aeroporto mais próximo da cidade é o de Congonhas (SP), confira voos de várias cias aéreas e escolha a melhor para você.

5. Porto Seguro, BA

Imagem de Frederik Christiansen por Pixabay

Nem só de axé e viagens de formatura vive Porto Seguro. A cidade foi o primeiro local a abrir os olhos de Pedro Álvares Cabral no Brasil assim que chegou aqui, em 1500. As construções históricas surgem em 1534, quando a região foi enfim fundada, e estão presentes até hoje, como se vê na Igreja de Nossa Senhora da Pena e na Praça Pero Campos de Tourinho.

São muitas opções imperdíveis de hospedagem em Porto Seguro, confira as tarifas e melhores opções!

Porto Seguro tem voos direto de várias cidades, confira quais e faça o orçamento da sua passagem por aqui.

6. São Francisco do Sul, SC

Foto: Wikipedia

No sul do Brasil, São Francisco do Sul se caracteriza por seu patrimônio histórico de forte influência europeia, além do charme sem igual. Fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do país e a primeira a ser encontrada em Santa Catarina. Para se ter uma ideia do tanto que há para ver, são 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os melhores hotéis da cidade você confere aqui!

O viajante deve procurar passagem aérea até Joinville e seguir o resto dos 55 km de distância de carro!

7. São João Del Rei, MG

A influência e colonização portuguesa é clara na cidade, especialmente nas casas coloniais e na Ponte da Cadeia, no Centro Histórico. As igrejas também não fogem da influência do velho continente nesta cidades históricas no Brasil, e vale visitar a de São Francisco de Assis. Outro destaque da história do local é a ferrovia, que funciona desde sua inauguração e é uma das mais bem mantidas do país.

Encontre as melhores opções de hotéis e pousadas perto do Centro Histórico!

Para ir de avião, o viajante deve pousar em BH e seguir a viagem de 185 km de carro.

8. Paraty, RJ

Uma das cidades mais famosas do Rio de Janeiro e uma das mais queridas entre os viajantes, que vão todos os anos para prestigiar as praias e a Festa Literária Internacional de Paraty, também é considerada uma das cidades históricas no Brasil. Paraty foi fundada em 1667 ao redor da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e foi uma das cidades mais importantes economicamente devido ao engenho de cana-de-açúcar.

Quer variedade em hotéis? Confira todas as opções em Paraty aqui!

Paraty não possui aeroporto próprio por isso confira voos até o Rio de Janeiro!

9. Penedo, AL

Onde é hoje a cidade de Penedo foi onde surgiu o primeiro povoado do Estado de Alagoas e o local se tornou um ponto importante de comércio, com inspirações na moda e construções europeias, o que deixa seu marco até hoje no centro histórico e no conjunto arquitetônico da cidade.

Aproveite e reserve seu hotel em Penedo!

O aeroporto mais próximo a Penedo é o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa María, SE (AJU), que separa as cidades por apenas 130 km. Confira os melhores valores de passagens até lá por aqui.7

10. Valença, BA

Para quem ama a Bahia, confira mais uma das cidades históricas no Brasil que fica no estado do sol! Valença é o ponto inicial para quem quer conhecer o famoso Morro de São Paulo mas vale a pena dar um pulinho no centro histórico da cidade antes de seguir viagem e conferir as construções que datam o período colonial e o excelente estado de conservação de tudo. Com pequenas igrejas espalhadas e ruas irregulares, os viajantes vão se sentir em uma viagem no tempo.

São poucos hotéis em Valença, por isso já corra e reserve o seu quarto.

Para chegar em Valença, o primeiro passo é encontrar um voo até Salvador e seguir viagem! Confira passagens até Salvador aqui!

11. São Miguel das Missões

No Rio Grande do Sul, a cidade de São Miguel das Missões é um dos destaques das cidades históricas no Brasil porque mantém até hoje ruínas até que bem conservadas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões. As ruínas representam o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões. As ruínas foram tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Saiba onde se hospedar na região!

Confira voos até o Rio Grande do Sul!

12. Lapa, PR

A cidade de Lapa no Paraná foi fundada em 1769 pelos tropeiros que habitavam a região e a cidade desde então mantém vários vestígios da cultura e do passado do Brasil, tendo até um Museu de Armas antigas. A cidade também ficou famosa por ter um papel importante na Revolução Federalista de 1894, onde aconteceu o famoso “Cerco da Lapa”.

São poucos hotéis em Lapa então não perca tempo e garanta o seu!

Lapa fica a apenas 70 km de Curitiba, por isso busque passagens aéreas até lá e siga viagem de carro.

13. Diamantina, MG

Foto: Flickr

Voltando para as cidades históricas no Brasil na terra do pão de queijo, Diamantina tem suas construções no estilo barraco muito bem preservadas e um pulinho na cidade te faz imaginar um pouco de como tudo funcionava bem antes. Uma das cidades históricas mais visitadas do país, Diamantina ainda é terra natal do famoso ex-presidente Juscelino Kubitschek e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.

De hotéis modernos a construções antigas, tem todo tipo de hospedagem em Diamantina!

O maior aeroporto próximo a Diamantina é o de BH, o que pode facilitar na busca de melhores preços!

14. Sabará, MG

Foto: Flickr

Localizada a apenas 25 km de Belo Horizonte, Sabará foi um dos primeiros povoados de Minas Gerais e hoje segue sendo destaque pelos seus atrativos históricos, como as construções no estilo barroco, os museus e as inúmeras igrejas construídas anos atrás. Com clima bem interiorano, a cidade recebe diversas procissões, especialmente na Semana Santa.

Saiba onde ficar em Sabará!

Encontre passagens até BH por aqui!

15. Santa Bárbara, MG

Santa Bárbara tem um clima bem tranquilo e acolhedor para os viajantes que querem desacelerar e conhecer paisagens históricas. Fundada na época do Ciclo do Ouro mineiro, no século 18, as construções originais são bem cuidadas até hoje e além do que foi feito pelo homem, vale conferir toda a natureza ao redor da cidade no Parque Natural de Santa Bárbara.

Reserve os melhores hotéis da cidade por aqui.

Confira passagens até Minas Gerais!

16. Salvador, BA

Foto: Flickr

Uma das cidades históricas no Brasil que melhor une o novo, o antigo e a beleza natural, Salvador é patrimônio do coração dos brasileiros! Com praias incríveis, culinária marcante e construções históricas, Salvador é um prato cheio para quem quer estar em contato com um pouco da história do país, já que, entre outros feitos, foi a primeira capital do Brasil. O Centro Histórico da cidade mantém as construções renascentistas e casarões impressionantes.

Os melhores hotéis de Salvador você confere aqui!

Confira voos de várias capitais até Salvador!

Com colaboração Izabella Pietro

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.