Assim que as temperaturas começam a cair, a gente quer mesmo é aconchego. O clima a partir do final do mês de março remete à conforto, ao mesmo tempo que ainda nos inspira a curtir atividades ao ar livre. Se tudo o que você mais deseja é fugir para as colinas com uma manta quentinha, não deixe de conferir as 20 pousadas para curtir o outono no Brasil.

Quando o friozinho vai se aproximando, você pode optar por hotéis fazenda, tour por vinícolas ou conhecer as cidades mais charmosas do país. Com a queda nos termômetros cada vez maior, não deixe de conferir também os lugares para viajar no interno e nosso post com refúgios nas montanhas. Para prolongar a estadia, fique de olho no calendário de feriados. 😉 Conforto não vai faltar!

Pousadas para curtir o outono

Refúgio Villa da Mata – São Paulo

Em São Francisco Xavier, os visitantes podem curtir as temperaturas amenas nos chalés de madeira com lareira ou no restaurante Refúgio Villa da Mata, a 4 km do centro da cidade. Os quartos possuem banheira de hidromassagem, para aquecer e relaxar ainda mais os hóspedes.

Ronco do Bugio – São Paulo

Os macacos bugios habitam a reserva florestal de Mata Atlântica na Serra de Paranapiacaba, em Piedade, interior de SP. E são eles que dão nome à pousada que segue padrões de hotel boutique. Construída com materiais de demolição, vindos de antigas fazendas mineiras, a acomodação conta com 13 suítes distintas, espaço terapêutico, piscina de água natural, trilhas e área de lazer.

Quinta dos Pinhais – São Paulo

Na cidade de Santo Antônio dos Pinhais, a pousada tem vista panorâmica para as montanhas, seja nas áreas comuns ou nos chalés, que possuem lareira e terraço para contemplação. A infraestrutura conta com centro de massagens, restaurante, quadra de tênis e atividades de lazer, como passeios a cavalo. A vizinha Campos do Jordão está a 25 km de distância, para quem quiser fazer um bate-volta.

Pousada Alto da Boa Vista – São Paulo

Na cobiçada Campos do Jordão, um dos principais destinos frios de São Paulo, a pousada é cercada de chalés em estilo alpino, com vista panorâmica para as montanhas. Além de contar com salão de jogos, sala de leitura e sauna, tem uma jacuzzi para espantar as baixas temperaturas e relaxar.

Canadá Lodge – São Paulo

Também em Campos do Jordão está o Canadá Lodge, um simpático hotel a quatro quarteirões de Capivari, região central da cidade. Os quartos prometem aconchego e o piso do banheiro é aquecido. Algumas unidades contam com varanda. Os hóspedes podem usufruir banheira de hidromassagem e sala de jogos no tempo livre, além de provarem o brunch nos jardins, com pratos canadenses no menu.

Chalé Acima das Nuvens – São Paulo

Ao lado da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, esse chalé acomoda apenas duas pessoas, que podem curtir um final de semana romântico e longe das preocupações. O destaque vai para a vista da varanda, de onde se contemplam os vales verdes. Há café da manhã na área de convivência do condomínio de casas.

Chalé Loft – Rio de Janeiro

Em Petrópolis, região montanhosa do Rio de Janeiro, o chalé disponível no Airbnb tem vista para as montanhas e garante sossego aos hóspedes. Equipado com lareira e ar condicionado, espanta o friozinho e traz aconchego para quem deseja momentos de muita privacidade.

Sítio no Parque Nacional Itatiaia – Rio de Janeiro

Dentro do Parque Nacional Itatiaia está essa simpática casa de três quartos que acomodam até seis pessoas. Construída em pedra e madeira, a residência conta com grandes janelas, de onde se observa o jardim, e lareira para espantar o frio. A cidade de Penedo fica a 30 minutos de carro.

Casa Tlali – Minas Gerais e Rio de Janeiro

Em Visconde de Mauá, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a casa com nome que remete à Terra, em língua ancestral mexicana Nahuatl, está uma fazenda de 48 hectares. O visual para a Pedra da Prata, na Serra da Mantiqueira, é inspirador. A acomodação tem três quartos, biblioteca, ofurô, jardim e uma horta onda há alguns condimentos frescos para colheita.

Casa na Mata Atlântica – Espírito Santo

Em Domingos Martins, a casa de sítio feita em madeira tem o típico charme rural, que fica ainda mais agradável em meio ao clima do outono. Acomodando quatro hóspedes em dois quartos, conta com lareira, cozinha gourmet e horta orgânica de onde saem verduras e legumes. Os hóspedes podem se aventurar nas trilhas da mata e conhecer as cachoeiras.

Nico on the Hill – Minas Gerais

Em meio às montanhas de Monte Verde, numa altura de 2 mil metros, está a pousada Nico on the Hill. Os hóspedes ficam em chalés e tomam café da manhã na varanda privativa ou no jardim. Além disso, podem curtir a hidromassagem com vista para o vale e tomar um vinho ao redor da fogueira noturna.

Recanto da Fonte – Minas Gerais

Outra opção em Monte Verde é o Recanto da Fonte, encostado na Mata Atlântica. Os chalés de madeira nas alturas integram conforto e natureza, observada a partir da varanda, com visual 360º. Há ainda a chance de se hospedar numa casa na árvore, que acomoda até três pessoas.

Pousada Canto das Bromélias – Minas Gerais

Unindo características rústicas e modernas, a pousada fica a 1.700 metros de altitude na cidade de Aiuruoca. Entre cachoeiras, montanhas, picos e matas, oferece três chalés e menu elaborado com ingredientes que saem da horta local, acrescentados à pratos típicos da cozinha mineira.

Capim do Mato – Minas Gerais

Na Serra do Cipó, a 95 km de Belo Horizonte, essa pousada com cara de hotel boutique tem até um spa comandado pela marca de cosméticos L’Occitane. Rodeada de luxo e conforto, tem arquitetura moderna aliada ao design, como se vê desde sua estrutura até o mobiliário e a decoração. Com serviço concierge, piscina, restaurante e loja de presentes, o espaço serve de refúgio em meio à natureza tanto no outono quanto nas estações mais quentes do ano.

Morada dos Canyons – Santa Catarina

Entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) está a Morada dos Canyons, bem à beira dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, além do famoso canyon Itaimbezinho, que fica a 12km de distância. A grande vantagem dos chalés é o visual oferecido pelas janelas, pelo teto de vidro e até por um telescópio, para quem quer viajar até as estrelas. A 650 metros de altura, oferece ainda piscina coberta e aquecida, restaurante, mirantes, sala de jogos, adega, entre outros.

Pousada Jardim Secreto – Rio Grande do Sul

É só falar em queda de temperaturas que muitas pessoas já pensam em correr para Gramado. Nesta charmosa pousada, os hóspedes desfrutam de um café da manhã no jardim, incluindo frutas vermelhas silvestres, cheesecakes (tortas de queijo), geleias e pães. Alguns quartos são equipados com lareira, mas todos têm aquecimento central.

Pier 704 – Rio Grande do Sul

Outro destino bastante cobiçado no período é Canela, a poucos quilômetros de Gramado. No Pier 704, o clima de montanha prevalece durante o ano todo devido a decoração rústica aliada ao design moderno. A propriedade é avaliada como ótimo custo-benefício pelas avaliações do site Booking. Aos adeptos da carne, muito consumida na região Sul do Brasil, há uma área reservada para churrasco.

Pousada do Engenho – Rio Grande do Sul 

Construída de forma ecologicamente correta, a pousada fica em São Francisco de Paula, a 40 km de Gramado. Os chalés rústicos e rodeados de verde contam com lareira e banheira de hidromassagem. Uma casa na árvore pode ser usada para refeições ou reservada para ocasiões especiais. A propriedade conta ainda com piscina ao ar livre, academia, sauna e quadra de tênis.

Pousada Borghetto Sant’Anna  – Rio Grande do Sul

Em Bento Gonçalves, essa pousada cheia de charme está dentro do Vale dos Vinhedos, região conhecida pela produção de uvas e vinhos. A paisagem verde e infinita é contemplada pelas janelas e terraços da acomodação, que integra os hóspedes à natureza. Ali se ouve e se sente o sossego, aquecendo-se entre uma taça de vinho e a lareira.

Santuário Nhundiaquara – Paraná

Com cara de quem veio lá da Indonésia, esta propriedade fica em Morretes, a 68 km de Curitiba. O santuário entre Serra do Mar e Mata Atlântica tem 400 hectares de verde, oferecendo um eco park de 1000 m², com piscina, toboáguas, cachoeiras e cascatas. Além disso, funciona como pousada, com 13 apartamentos, restaurante e espaço para eventos.

Delícia não!? Chega logo outonoooooo!

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.