O Brasil é um país lindo, cheio de belezas naturais que fazem inveja nos gringos. Na hora de planejar sua viagem, por que não explorar seu próprio país? Mesmo os lugares mais conhecidos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, possuem vários cantos que merecem a atenção dos viajantes. O Quanto Custa Viajar selecionou 10 lugares diferentes no Brasil pra ninguém dizer que não há mais o que fazer por aqui. Em tempos difíceis para economia, com dólar lá em cima e euro fazendo todo mundo chorar, nada melhor do que pensar em passar uns dias fora no próprio território brasileiro.

Encontre aqui o melhor preço de passagem aérea pelo Brasil

Lugares diferentes no Brasil

1. Caxambu – Minas Gerais

Se a ideia é relaxar, este é o lugar certo. Caxambu é conhecida por sua variedade de águas hidrotermais, que no século 19 atraíam a família imperial para a cidade. Banhos de sais, espuma e duchas escocesas são algumas das especialidades encontradas, além de sauna e massagens. Aproveite para nadar nas piscinas de água mineral, caminhar pelo belo Parque das Águas e dar um passeio de charrete.

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

2. Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Com águas cristalinas, dunas de areia branca, costões, lagoas e muito verde, Arraial do Cabo disputa a atenção dos turistas com Búzios e Cabo Frio, ainda que esta seja mais tranquila, preservando as qualidades de uma vila de pescadores. Os mergulhadores encontram o paraíso submarino na região, que abriga tartarugas, arraias, lulas e, com sorte, dá para ver até golfinhos.

Foto:Martin Stuchi Montingelli

3. Torrinha/Brotas – São Paulo

Em meio a chapada Guarani, os municípios de Brotas e Torrinha abrigam uma infinidade de atividades para quem gosta de aventura e de estar próximo a natureza. Uma das atividades é o boia-cross no rio Jacaré Pepira. Outro lugar incrível é a Areia que Canta, nascente de água cristalina no meio da mata nativa. Se esfregar a areia que tem no fundo do lago, pode ouvir um som que relembra o de uma cuíca.

Foto: Wikipedia

4. Guaiú, Bahia

Ao extremo sul da Bahia, sendo 40 km de distância de Porto Seguro, Guaiú faz parte do município de Santa Cruz de Cabrália, onde aconteceu a primeira missa rezada do Brasil, em 1.500, e fica próxima à vila de Santo André. Um dos paraísos encantados deste trecho é a praia de Mogiquiçaba, que se tornou reduto de surfistas. Com um terreno plano de areia dividindo o mar, de um lado há ondas perfeitas enquanto do outro se reúne uma bancada de corais. Ainda vale a pena conhecer as piscinas naturais de Araripe e Angaba, e o Parque Marinho de Coroa Alta.

Foto: Rodrigo Soldon

5. Iriri, Espírito Santo

O litoral sul capixaba conta com surpresas agradáveis como o balneário Iriri. Na alta temporada, a Praia da Areia Preta vira uma disputa entre os turistas, que lá estão para praticar mergulho e outras atividades aquáticas. Entre as praias, se destacam ainda a dos Namorados e a Costa Azul. Vale a pena visitar os arredores, como Piúma, Anchieta e Itaóca.

Foto: Fernando Madeira/MTur

6. Conde – Paraíba

A 20km de João Pessoa, o município de Conde traz bastante diversidade e beleza em suas praias, rodeadas de rochas, vegetação nativa, falésias e piscinas naturais. Entre as mais famosas estão Tabatinga, Jacumã, Tambaba – a primeira a permitir naturismo – e Coqueirinho, considerada a mais bela da Paraíba. Ainda nesta última é possível conhecer o Cânion do Coqueirinho, um recanto surreal com formações de arenitos e argila avermelhadas.

Foto: Wikipedia

7. Dunas de Marapé – Alagoas

Entre Maceió e Barra de São Miguel está uma cidade onde o acesso é feito somente através de barco. A praia Barra de Jequiá é tranquila, tem um mar calmo e cristalino, além de bastante infraestrutura, com hotéis a beira mar. Apesar da tranquilidade, o tédio passa longe, porque atividades ao ar livre é o que não faltam, como passeios a cavalo, quadriciclo, bugue – que chega até as falésias – e barco.

Foto:Renan Greca

8. Ilha de Itamaracá – Pernambuco

Com 11 praias e muitas belezas naturais, a ilha é imensa e diversificada. Longe da agitação, a Praia do Sossego é ideal para quem quer relaxar, enquanto Baixa Verde e Pilar são mais movimentadas. Entre os atrativos estão ainda o Ecoparque Peixe-Boi & Cia, dedicado aos dóceis animais marinhos, o vilarejo histórico de Vila Velha, o Forte Orange, de 1631, e a ilhota Coroa do Avião, onde dá para passar o fim de tarde.

Foto: Wikimedia Commons

9. Torres – Rio Grande do Sul

Nem só de Gramado e Canela vive o Rio Grande do Sul. Pouco se fala sobre as praias da região, mas Torres promete vistas fantásticas. O cartão-postal da cidade é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfastas disputando suas ondas agitadas. Aproveite para subir no Parque da Guarita para alcançar o topo da Torre Sul, onde a visão do entorno compensa o esforço. Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante a páscoa, quando acontece o Festival de Balonismo, que enfeita o céu.

Foto: Valdiney Pimenta

10. Ilha do Mel – Paraná

Saindo de Curitiba, o destino para se chegar até a Ilha do Mel é Paranaguá. O percurso pode ser feito através da estrada ou num encantador passeio de trem, que percorre lindas paisagens. Chegando lá, não deixe de explorar as magias da ilha, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas.

Foto: Wikipedia

Para conferir os gastos em cada Estado, confira a página Brasil do Quanto Custa Viajar.

10 comentários

  1. Iriri na verdade é um bairro de Anchieta! A cidade de Anchieta por si só já merecia uma matéria especial. Além das praias de Iriri (Costa Azul, Areia Preta, Santa Helena e Praia dos Namorados) a cidade possuem diversas praias lindas com destaque para as praias de Ubu (Minha preferida), Castelhanos (Considerada a melhor praia do Espírito Santo por turistas), Guanabara (Restinga totalmente preservada e área de desova de Tartarugas), Coqueiros, Marvila, Além (Destino perfeito para praticantes de surf) e Guanabara (Visualmente linda por conta de falésias).
    O passeio de barco pelo Rio Benevente também é um dos grandes destaques com direito a uma conferida nas Ruínas do Rio Salinas que é um show de beleza a parte! Quem conhece as belezas do interior da cidade em Olivânia jamais esquece! Ah, e vale muito a pena conhecer o Monte Urubu!
    A cidade ainda se destaca pelo turismo religioso (Cidade onde viveu o Santo José de Anchieta) e por suas áreas de preservação natural – APAs.
    Trata-se realmente de um dos lugares mais fantásticos do Brasil.

  2. Iriri é um paraíso. Lugar lindo encantador. Em seus arredores tem praias e serras lindas. Nosso Estado e lindíssimo

  3. Concordo totalmente…. Porém gostaria de citar mais uma cidade que encanta com o que ela pode nos revelar, Cavalcante-GO.
    Lugar maravilhoso, com mais de 50 cachoeiras, trilhas fantásticas e um portal que nos leva pra outra dimensão. Aos pés da incrível Chapada dos Veadeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.