10 festivais gastronômicos ao redor do mundo para encher a barriga

10 festivais gastronômicos ao redor do mundo para encher a barriga



É comprovado que as refeições têm valor simbólico nas nossas vidas, trazendo conforto e prazer. O ato de comer e beber é uma das melhores coisas do mundo, a partir da simples ação de sentarmos à mesa, temos uma junção de sensações que passa por todos os nossos sentidos.

Primeiramente, sentimos o aroma, ouvimos o barulho do preparo e depois comemos com os olhos. Dependendo do prato, pode haver o tato e então a magia acontece quando o alimento chega até a boca. Hmmm! Às vezes, só de falarmos sobre comida já abre o apetite, afinal, a grande verdade é que somos eternamente gulosos.

Conhecer a culinária ao redor do globo é um dos grandes prazeres de viajar. Para todos os gostos, selecionamos 10 festivais gastronômicos para conhecer o quanto antes ou se planejar para as edições futuras.

1. Tales of The Cocktail
Nova Orleans, Louisiana, EUA, 17/05/15

O evento focado em mixologia tem programação de cinco dias com seminários, jantares, concursos, salas de degustação e lançamento de novos produtos. Acontece anualmente e, para participar, tem que ser maior de 21 anos, de acordo com as leis do EUA.

tales of the cocktail

2. Salon du Chocolat
Paris, 28/10/15

Durante cinco dias, Paris promove a Feira do Chocolate, ideal para os chocólatras de plantão, sejam profissionais, amadores ou apenas fãs do doce de cacau. Além de diversas degustações, o evento conta com conferências, apresentações e um famoso desfile de vestidos feitos de chocolate. A feira acontece em vários lugares do mundo, como Moscou, Nova York e até na Bahia.

salao do chocolate

3. Festival Vegetariano
Phuket, Tailândia, 23/09/15

Anualmente, a ilha de Phuket promove o festival vegetariano, de origem chinesa, que visa promover não só a culinária livre de carnes como também a punição do próprio corpo como meio de purificação. Os nove dias de celebração contam com rituais purificadores, onde a comunidade local se encontra para perfuração facial – o que é totalmente normal em algumas culturas -, meditação e vegetarianismo em busca de saúde e paz mental.

festvegetariano

4. Galway Oyster Festival
Galway, Irlanda, 24/09/15

Considerada a capital cultural da Irlanda, Galway promove o evento gastronômico desde 1954, sendo um dos mais antigos do mundo. As especialidades servidas dentro de pubs são sempre com ostras, durante os quatro dias de festival, e são acompanhadas de alguns pints de Guinness. Mais de 20 mil pessoas de 25 países estiveram na última edição.

oysterfest

5. Fiera del Tartufo
Piedmontese, Itália, 06/10/15

A pequena cidade de Piedmontese recebe amantes de trufas brancas, iguaria gastronômica muito consumida na Itália. Entre outubro e novembro, locais e turistas saem em busca da oferta, e um dos grandes atrativos do evento é o Truffle Market, onde os visitantes podem comprar suas trufas e pedir para que cafés e restaurantes locais finalizem suas especialidades com o tipo de cogumelo. Tipos raros de trufas são vendidos, com preços, em média, de 2 mil dólares por quilo. Queijos, linguiças e massas artesanais também ficam à venda.

trufas

6. Fiesta Nacional de la Vendimia
Mendoza, Argentina, 16/02/16

A cidade de Mendoza tem se consolidado como o novo destino favorito na Argentina. Isso acontece porque a cidade, além de charmosa, tem diversas vinícolas e organiza anualmente o Festival da Uva, uma mega celebração cheia de rituais, danças, refeições e festas, regadas a muito vinho.

vendimia

7. South Beach Food & Wine Festival
Miami, Estados Unidos, 25/02/16

O evento já acontece há 15 anos e reúne alguns dos maiores especialistas em gastronomia e vinhos do mundo, incluindo as celebridades do canal de TV. A programação de quatro dias conta com degustações de vinhos, jantares gourmet, seminários, demonstrações culinárias, homenagens a alguns chefs e competições. No último ano, um dos grandes sucessos do festival foi a caipirinha brasileira, levada até lá por um grupo do Rio de Janeiro.

sobe fest

8. Hokitika Wild Food Festival
Nova Zelândia, 12/03/16

Este festival é ideal para quem gosta se arrisca a experimentar comidas diferentes e inusitadas. Entre os pratos oferecidos durante o evento, estão as “mountain oysters”, também conhecidas como testículos de ovelha, ou insetos e outras coisas do tipo. No entanto, se você prefere não arriscar seu estômago, pode ficar apenas com o bacon caseiro e um vinho espumante. O evento acontece no país todo, anualmente.

wildfoods

Fotos: divulgação

Quanto custa viajar para Mendoza
Saindo desimulação de calculadora
com estadia desimulação de calculadora
Quanto custa viajar para mendoza

2 comentários

Comente
  1. 1
    Vanessa Suarez

    Agora que a gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo, seria bom incluir nessa lista o festival “Mistura” que acontece em Lima, a capital peruana todos os anos. Este ano o festival acontecerá entre 4 e 13 de Setembro, fica a dica! 😉

+ Deixe um comentário