Quando você acha que o mar não está para surfe, é hora de explorar novos horizontes em busca de ondas alucinantes. É fácil encontrar inúmeras praias ao redor do mundo que, além de exuberantes, trazem consigo vento propício e a quantidade ideal de adrenalina que cada um precisa. Fizemos um post com dicas de cidades para surfar.

Os surfistas encontram-se concentrados em maior número na Austrália, Califórnia, Havaí e Indonésia, mas existem muitas outras cidades a serem exploradas. No Brasil, um dos destaques na modalidade é Floripa, que tem, entre tantas qualidades, ondas de todos os tamanhos e para todos os gostos.

Caso você ainda não saiba nem subir numa prancha, não se preocupe: todos os lugares abaixo possuem boas escolas do gênero, além de muitos surfistas profissionais inspiradores, circulando dentro e fora do mar.

Cidades para surfar

Paia, Maui, Havaí

Trecho conhecido por surfistas, o Havaí é o sonho de muitos praticantes do esporte. Em Paia, prevalece uma vibração artística e excêntrica. Paia Bay se destaca como ponto ideal para novatos no esporte, enquanto Hookipa é para “profissas”. Embora não seja conhecida como a meca do surfe, Oahu também é um bom ponto para conhecer outros surfistas

Melhor período: novembro a março.

paiahavai

Santa Cruz, Califórnia

Reduto de surfistas e skatistas de todo o mundo, Santa Cruz é uma cidade propícia para os esportes e atraente para os jovens. Se destaca por ser uma pequena cidade que revelou grandes talentos como Peter Cole e os irmãos Van Dyke. Mas não é preciso ser profissional para explorar alguns dos 11 pontos para surfe. Há ainda um museu dedicado a modalidade, para quem quer saber mais sobre história e campeões.

Melhor período: setembro a maio

santa cruz

Montauk, Nova York

Ideal para casais e jovens em busca de surfe, sol e festinhas. Montauk ganhou uma certa notoriedade por causa do filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, e por muito tempo era um dos segredos mais bem guardados entre os surfistas. Para a sorte deles, a cidade se mantém como uma vila de pescadores, aliada a um pouco do glamour e movimento nova iorquino, incluindo o encontro com celebridades.

Melhor período: junho a novembro

montauk

La Paloma, Uruguai

Praia fora do circuito turístico, La Paloma é reduto de uruguaios que surfam, bebem seus mates gelados e preparam um churrasco na areia. Há diversas praias propícias para o surfe, em variados níveis de onda, e vento sempre presente.

Melhor período: novembro a fevereiro

la paloma2

Byron Bay, Austrália

Atraindo grupos de todas as idades, incluindo famílias, Byron Bay concentra alguns dos melhores surfistas do mundo. A cidade hippie está sempre animada com shows, cafés e restaurantes naturebas. Embora iniciantes não devam se arriscar, The Pass é um dos melhores pontos para o surfe, enquanto Broken Head é reduto de profissionais que dominam ondas gigantes.

Melhor período: junho a setembro

byronbay

Florianópolis, Santa Catarina

De ponta a ponta, a ilha brasileira conquista surfistas do mundo todo. Além de ser uma cidade incrível, vibrante e cercada pela natureza, Floripa é a capital do surfe, com 42 praias para todos os níveis, aumentando de Barra da Lagoa a Joaquina. À noite, há movimento pela ruas e festas que vão até o sol dar as caras.

Melhor periodo: durante o ano todo. No verão, de novembro a fevereiro, as ondas ficam mais tranquilas.

floripadestaque

Muizenberg, África do Sul

O país tem fama por suas ondas pesadas, água gelada e tubarões, mas Muizenberg pode ser interessante para iniciantes no esporte. Cercada por bons cafés a beira da praia, vinhos excelentes e locais amigáveis, onde não há tubarões para se preocupar, são alguns de seus atrativos. Para os profissionais, Kalk Bay e Danger Reef dão conta de ondas mais difíceis.

Melhor período: o ano todo

muizenberg2

Bukit Península, Bali, Indonésia

Atraindo casais e viajantes, Bali concentra alguns dos melhores surfistas do mundo em busca das melhores ondas. Bukit é uma região mais rural, cheia de encantos naturais e templos religiosos. Os iniciantes e intermediários se concentram em Dreamland, enquanto os profissionais vão para Uluwatu e Padang Padang.

Melhor período: maio a setembro

bukit

Fotos: reprodução

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.