Guia El calafate

Às margens do Lago Argentino, El Calafate é uma cidade simpática que aguarda os viajantes com uma ótima gastronomia local e um estrutura turística tão avançada que parece não condizer com seu tamanho.

Quem viaja para lá sabe que entre os passeios em El Calafate não há nenhum que supere a visita ao famoso glaciar Perito Moreno, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. É a paisagem desta enorme geleira que faz com que milhares de pessoas se dirijam à cidade todos os verões. Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, o glaciar é de fácil acesso e costuma surpreender os visitantes por suas paredes de gelo com mais de 60 metros de altura.

El Calafate também é uma ótima base para conhecer outras atrações próximas, como o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, considerado um dos mais belos parques do país. Geleiras, picos, lagos de degelo e florestas andinas fazem parte desta paisagem que parece saída de um filme.

Há ainda a opção de realizar tours em um cruzeiro pelos glaciares, conhecendo mais das belezas da região sob um novo ponto de vista. Se optar por comprar este passeio de barco, prepare sua câmera para capturar as melhores fotos desta viagem ao passar por enormes geleiras, como os glaciares Upsala e Spegazzini.

Menos conhecida, mas tão deslumbrante quanto, é a visita à Floresta Petrificada La Leoa onde você encontrará uma paisagem semelhante ao imaginário do solo lunar, porém com fósseis de dinossauros e troncos petrificados. Simplesmente imperdível!

Por último, é possível aproveitar a estadia em El Calafate para encarar uma excursão até o Fim do Mundo, como é conhecido o Ushuaia. Apesar do preço elevado, os passeios do gênero podem durar dias e levam os visitantes para descobrir a cidade mais ao sul do planeta e ver de perto as belezas do Parque Nacional da Terra do Fogo.